em jun 01, 2015:por
Você já ouviu falar nesses termos de otimização mobile: m.dot, responsivo, adaptativo? O que eles realmente significam? Qual é a solução certa para a sua empresa?
Cada solução tem suas vantagens e desvantagens. Vamos explicar todos para destacar as características e o melhor uso de cada um para ajudá-lo a decidir o que faz mais sentido para a seu modelo de negócio.
M.dot | Responsivo | Adaptativo | |
---|---|---|---|
URL | 2 URLs | 1 URL | 1 URLs |
HTML | Separado do HTML do Desktop. | Carrega apenas um HTML, e usa CSS e Media Queries para formar o layout. | Permite que você utilize HTML específico para cada dispositivo. |
Assets | Efetua o download dos assets para mobile (Diferentes do Desktop). | Efetua o download de todos os assets, mesmo que não mostre todos. | Apenas os assets otimizados para mobile são baixados. |
Template | Template diferente para site mobile. | Apenas um template para todos os dispositivos. | Múltiplos templates para dispositivos distintos. |
Imagens | Imagens do desktop são redimensionadas, ou são usadas imagens específicas para mobile. | Imagens são redimensionadas para cada dispositivo. | Imagens específicas para mobile são servidas e otimizadas para resolução do dispositivo utilizado. |
AKA: Dedicado / Mobile Site Independente, m-ponto (m-dot)
O site m.dot é a primeira geração de solução móvel. Quando as pessoas começaram a usar seus smartphones para navegar on-line, os sites eram muito lentos e às vezes era impossível navegar. Para resolver este problema, os varejistas começaram a criar versões m.dot de seus sites. Ela geralmente é uma versão reduzida do site desktop, com navegação mais simples, menos conteúdo e menos páginas.
Baixo investimento: podem ser criados rapidamente com um custo relativamente baixo.
Funcionalidade: Mais funcional do que um site desktop em um dispositivo móvel.
Site separado: é preciso gastar tempo e recursos para gerir dois sites.
Carregamento inicial mais lento devido ao redirecionamento: não permite um conteúdo live, como por exemplo os pedidos, que precisam ir e voltar entre servidor e intermediário.
Questões de compatibilidade de SEO: Google penaliza redirecionamentos.
Problemas de compartilhamento social: se você compartilhar um link do seu dispositivo móvel para um amigo ou rede social, e eles clicarem nesse link de seu desktop, eles serão levados para o site mobile.
Os sites M.dot eram uma boa solução antigamente, quando a navegação por dispositivos móveis se tornou popular, mas agora, é considerada uma tecnologia ultrapassada que não melhora efetivamente a experiência do usuário ou conversões on-line. Mesmo quando um site m.dot está disponível, 35% dos usuários ainda vão optar por visitar o site completo quando for dada a opção. Um estudo descobriu que 79% da receita gerada através de sites que possuem m-dot veio de clientes usando o site completo no próprio celular.
>
AKA: Web Design Responsivo, RWD
Ao contrário de um site m.dot, um site responsivo usa o mesmo URL e serve o mesmo conteúdo em todos os dispositivos. Media Queries CSS são utilizadas para alterar a aparência e a ordem do conteúdo de acordo com o tamanho da tela do dispositivo. Se levarmos em conta o termo mobile-first para criar o site, pode ser que você tenha uma boa experiência mobile. No entanto, isso pode significar que o seu site não está otimizado para desktop ou tablet, uma vez que o responsivo limita você a um modelo de template html para todos os dispositivos.
Apenas um template: mais fácil de manter e atualizar
Melhoria SEO: URL único para desktop e mobile melhora a classificação no algoritmo de busca do Google
Compartilhamento social: URL única torna mais fácil para compartilhar através de dispositivos
Nova base de código: O código é construindo a partir do zero. Requer tempo de desenvolvimento e custos iniciais.
Tempos de carregamento mais lento: um site responsivo carrega todo conteúdo do desktop, mesmo aquilo que não é usado na versão mobile.
Apenas um template: não permite que você otimize cada versão do site para aumentar conversões
O design responsivo é uma solução mobile sofisticada, e que pode criar sites bonitos. No entanto, se o objetivo final de seu site é conversões on-line, então ele pode não ser a melhor opção. Os consumidores utilizam em média 2,6 dispositivos para converter on-line, isso significa que cada dispositivo é utilizado para uma finalidade diferente, e a viagem do cliente em cada dispositivo precisa ser projetada para atender às suas necessidades.
Web design responsivo não lhe dá a flexibilidade para otimizar cada versão para conversões on-line. Este é um fator importante a ser considerado quando você for escolher a solução mobile ideal para a sua empresa. Um estudo mostra que 79% dos compradores que estão insatisfeitos com o desempenho de um website estão menos propensos a comprar a partir do mesmo site novamente.
AKA: Dynamic Serving, Adaptive Web Design, AWD
Com uma solução móvel adaptativa, o servidor detecta o tipo de dispositivo que está tentando acessar o site (desktop, celular ou tablet) e carrega a versão otimizada para esse dispositivo. Como resultado, apenas os itens essenciais para mobile são transferidos.
Layouts otimizados para cada dispositivo: permite ao varejista otimizar as conversões em cada dispositivo, separadamente.
Os tempos de carregamento são mais rápidos: o site só carrega os recursos necessários.
Apenas um back-end: mais fácil de manter e atualizar.
Melhoria SEO: URL único para desktop e mobile, o que melhora a classificação no algoritmo de busca do Google
Compartilhamento social: URL única torna mais fácil o compartilhamento através de dispositivos móveis.
Processo de implementação mais rápido – não precisa se desfazer código existente.
Recursos qualificados: requer uma equipe de desenvolvedores para lidar com a configuração inicial (Setup)
O ponto de preço: embora seja mais barato do que um responsivo bem feito, é uma solução mais cara do que um site m.dot.
Adaptive Web design é a melhor solução se o seu objetivo principal é aumentar conversões on-line. A capacidade de
criar diferentes modelos em diferentes dispositivos permite que você personalize cada um para obter ótimas taxas de conversão on-line.
Todas as três soluções têm vantagens e desvantagens, como foi dito. Os sites m.dot são considerados desatualizados com a tecnologia que temos disponível hoje. As empresas que utilizam sites m.dot estão aos poucos migrando para soluções responsivas ou adaptativas. De 2013 a 2014, os sites m.dot diminuíram de 79% para 59%, enquanto as versões adaptativas aumentaram de 12% para 15% e os responsivos aumentaram de 3% a 9%.
Sites responsivos são uma ótima solução para aqueles que querem compartilhar informações ou criar um site esteticamente bonito. No entanto, se o seu objetivo é conversões on-line, uma solução adaptativa seria o mais adequado para sua empresa. É a única solução que lhe dará a capacidade de otimizar cada tipo de dispositivo para conversões on-line.
Boa sorte a todos, espero que façam a escolha certa.
O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:
Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado