Criar uma loja para muitos parece um simples site com produtos a venda, e quando entram no dia a dia da operação percebem que e-commerce é sinônimo de desafio. O período de implantação e parametrização é onde o varejista começa a perceber que um simples erro de cadastro errado pode levar o projeto para outros caminhos.
Acompanhando diversos projetos esse ano, percebi que após o go-live da loja as pessoas não sabem por onde começar, e gostaria de deixar algumas dicas.
1) Informe que você chegou
Após a bateria de testes do projeto, é preciso criar uma campanha de lançamento, e criar buzz no site para sentir o comportamento do usuário e ajustar os resquícios da implantação.
2) O que seu cliente achou da loja?
É comum em sites em soft opening com pop-up ou tab perguntando a experiência de compra, não existe argumento melhor do que a própria opinião do cliente. Outra opção é ligar para os primeiros clientes e entender se o fluxo de compra funcionou como deveria.
3) Fidelize seu o cliente desde o inicio.
A criação da sua própria base é o segredo de qualquer e-commerce, não existe trafego melhor do que o seu, sendo assim, capture o email/dados do cliente e ofereça benefícios / vantagens desde o inicio.
4) Tire o planejamento do papel
O começo da operação é difícil para todos, e muitas situações complexas aparecem no inicio do projeto e causam um certo bloqueio. O começo é difícil pra todos, portanto seja ousado e tire a idéia do papel.
5) Monitore seus resultados
O acompanhamento das métricas é fundamental para qualquer tomada de decisão em todas as áreas do e-commerce. Números precisam fazer parte da sua rotina, e-commerce bom não é site bonito e sim site que vende. Qualquer criação, modificação ou implantação na sua loja deve ser acompanhado com resultados, só assim você terá resultados palpáveis.
Colocando esses tópicos em prática, você entrará no mercado com pé direito.
[…] By Felipe Coelho […]
[…] Fonte: Nextecommerce […]