em dez 17, 2013:por
Há algum tempo escrevi sobre inovação, visibilidade e design arrojado, temas muito discutidos no meio e certamente por pessoas aptas a isso (lógico…).
Enfim, volto agora a mostrar minha inaptidão e dividir alguns pensamentos sobre o tema, antes digo novamente que o objetivo desta postagem é mostrar que é possível ser diferente, agregar valor com personalidade, com design.
Da ultima vez teve todo aquele papo sobre o funcionalismo no design na década de 20 até 50 e sobre a forma ideal, a ÚNICA forma ideal. Vocês devem ter percebido que essa tendência não perdurou muito. Pensamento industrial… Acontece.
Então invista em ser diferente, ser adaptável e principalmente saber conversar com seu público, que provavelmente é diferente também. Vamos aos casos.
1- Falvé
A principio percebe-se forte ambientação através das fotos, utilizadas como banners, em ótima qualidade (muito bonito em monitores grandes), a simplicidade dos títulos algumas vezes acompanhados de ícones de igual modéstia, simples mas comunicativo é interessante.
Daí passamos a vitrine incrivelmente branca, a limpeza visual chega a ser um choque comparado com as fotos vistas segundos atrás, o todo segue o conceito de simplicidade, tanto com imagem quanto sem. Essa diferença me chamou atenção.
A visualização do produto diretamente na vitrine é um facilitador e tanto, uma nova página não precisar ser carregada gera dinamicidade no fluxo de compra e o melhor, mantém o conceito.
O fato de ser direcionado para outra URL para finalização da compra é um ponto negativo, essa quebra na experiência deixa o site a desejar.
Esta loja virtual me chama bastante atenção, o fator lúdico em que o site é construído se prova uma linguagem não apenas divertida e descontraída mas também clara e moderna.
O projeto visual foi construído para dar a marca o ar de acessível e sofisticado. A impressão de ser feito a mão, famoso handmade, agrega não apenas ao ecommerce mas ao produto também. Gosto do design lúdico, dessa forma é possível dizer muito sobre sua marca e seu produto alem de criar o universo visual que pode ser explorado em outras aplicações da sua marca.
3 – CoSTUME NATIONAL
A navegação neste site é feita de maneira diferente do costume, mas isso não atrapalha a experiência em si, na verdade a deixa muito mais interessante.
A disponibilização dos produtos lado a lado apenas valoriza a imagem dos perfumes e cria um laço direto com prateleiras de uma loja física, eles transportam essa experiência para o ecommerce de forma aprimorada.
Ao selecionar um produto você será apresentado a ele antes da compra, essa etapa pode ser pulada e efetuar compra é possível a qualquer momento, mas a apresentação consegue vender o produto mais que o site em si. A diagramação e como as informações são apresentadas é um grande diferencial, as animações são bem feitas e visualmente gera valor. Ao acabar essa apresentação o botão de compra é apresentado de maneira mais clara e ainda há uma interação especial (que eu não vou comentar porque você vai ver por si só).
4 – La Carotte
Outro ecommerce que trabalha o lúdico, de maneira mais discreta mas nem por isso menos interessante. É bem intuitivo e limpo visualmente, as categorias tem peso na página e dão cor à loja, a transição para um departamento específico muda o “estilo” do site, acompanhando a cor do departamento em questão, um detalhe que faz diferença.
íA disponibilização dos filtros como as categorias é interessante e facilita a navegação, uma pena não ser possível a aplicação de mais de um filtro na vitrine.
Página de produto abusa de fotografia, nada mais justo tendo em vista as fotos utilizadas. O branco é predonimante e mesmo assim não há a sensação de vazio ou de elementos perdidos, souberam usar bem o branco como um ícone da identidade.
5- Eden
Por fim quero falar deste site, fiz um comentário sobre uma loja similar da ultimas vez mas trago esse caso por um motivo diferente.
O site é belo e consegue transmitir muito bem a idéia da marca e a linguagem sofisticada em que foi construído, mas o que mais chama atenção com certeza é o processo de compra.
Ao selecionar um produto e ir para sua página a simplicidade impressiona mas o que realmente se destaca é fazer o checkout diretamente nesta página. A rapidez para finalizar a compra é o grande trunfo deste ecommerce.
É isso ai pessoal, uma breve análise sobre alguns pontos que me chamam atenção em um ecommerce. Espero ter inspirado um pouco vocês e quem sabe possamos ver projetos cada vez mais elaborados e diferentes.
Qualquer sugestão, critica, comentário, devaneio ou afins, sou todo ouvidos.
Como sempre sinta-se à vontade para nos visitar aqui na Über conversar e beber uma gelada com a gente.
Abraçøs
Gosto bastante de ficar navegando, perdido por lojas virtuais, vendo CONTINUAR LENDO…
O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:
Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado
[…] By Thales Batista […]