Resumidamente, o Ad Server é uma tecnologia que hospeda e gerencia peças de publicidade online. Crucial para o desenvolvimento de campanhas online para pequenos ou grandes varejistas de e-commerce, é cada vez mais usado pelos profissionais da área.
Suas funcionalidades incluem a capacidade de otimizar uma campanha a partir dos relatórios confiáveis que são gerados pelo Ad Server e sua base de dados.
Para compreender melhor os benefícios dessa ferramenta, é importante entender como ela funciona.
O Ad Server é uma estrutura complexa, onde são executadas rotinas em Linux (apache) utilizando algum gerenciador de banco de dados. Quase todas as estruturas tem processamentos noturnos, com o intuito de evitar a lentidão durante a execução. Assim, trabalham com o esquema de “relatórios menos 1”, ou seja, no relatório não existe os números do dia corrente, somente números até o dia anterior.
O fluxo é simples: O site recebe as instruções de JavaScript, que são chamadas de TAG. Elas acessam o Ad Server e consultam se há uma publicidade para ser exibida. Após a exibição, a base de dados registra várias métricas de performance (cliques, tempo de exposição, etc).

O Ad Server permite a consolidação dessas métricas, unificando dados e possibilitando o estudo do comportamento dos usuários, e também do desempenho das campanhas a partir de relatórios customizados.
Qual campanha teve mais cliques? Qual formato chamou mais atenção? Com análises rápidas, é possível realizar adaptações, melhorando os resultados.
Além disso, ele também identifica sites relacionados ao público alvo, e informa em qual segmentação a campanha melhor se enquadra, oferecendo até mesmo um filtro geográfico.
Com todas essas funcionalidades, o Ad Server torna a mídia online de um e-commerce, um canal de vendas muito mais efetivo.