Em e-commerce não existem regras e padrões a serem seguidos. Ferramentas, funcionalidades e estratégias que funcionam e convertem em um setor de negócio ou em alguma loja especifica podem não ser necessariamente as melhores opções pra você. É preciso fazer adaptações e aprimoramentos baseadas naquilo que seus clientes procuram e necessitam.
Mas como saber isso? Através de análises de dados de comportamento na navegação e compra, que podem ser extraídos de ferramentas como o Google Analytics, ferramentas de heatmap e testes AB, dados de pedidos efetuados da própria plataforma e, é claro, das opiniões dos clientes, extraídas no dia a dia através do relacionamento.
Além disso, é preciso acompanhar tendências de negócio, inovar e desenvolver funções já ativas. A internet é um meio em grande expansão e sempre há novas ferramentas e tecnologias sendo disponibilizadas para uso, mas é preciso ter um bom conhecimento específico no mercado digital e do negócio pra assegurar a qualidade do que é feito e, para isso, retornamos mais uma vez às análises de dados.
Ter e manter um e-commerce, portanto, requere cuidados de manutenção constantes e inacabáveis. A participação de profissionais especializados em análises de métricas e planejamento de estratégias se torna essencial no dia a dia de quem visa a sobrevivência em um mercado tão disputado e dinâmico. O desafio é grande mas cada aprimoramento é uma nova oportunidade de satisfação do cliente, crescimento do negócio e aprendizado do mercado.
Até a próxima!