O target de diferentes tipos de negócios online, são extremamente dinâmicos e estão em constante mudanças. Para não deixar de atendê-los, e disponibilizar as melhores campanhas de e-mails, buscando as melhores conversões, os varejos online precisam estar sempre utilizando testes A/B. Os testes tem que participar do processo como um todo, desde a primeira etapa da campanha até a última ponta. Para depois disso, verificar quais foram os melhores resultados e tornar a utiliza-los.
Sinalizei duas etapas onde é extremamente necessário o uso testes A/B.
1.Assunto da campanha:
Diferentes comércios online precisam de diferentes assuntos para melhores aberturas. Alguns e-commerces obtêm melhores taxas de abertura com assuntos “varejo” e outros com assuntos “conceituais”. Para tais testes, as ferramentas de disparo de e-mail marketing, disponibilizam opções automáticas de assuntos A/B. Com isso o assunto vencedor (melhor abertura) chegará ao maior percentual de sua base de contatos.
2.Layout dos e-mails:
A disposição de produtos, textos, preços e principalmente “botões”, precisam ser testados e avaliados. Não existe um layout de e-mail “bonito” que se encaixa em qualquer tipo de varejo. Para cada público, você precisará adaptar a arte. A analise terá de ser feita através de quantidade e variação de cliques nas peças. As ferramentas de disparo também disponibilizam “mapa de calor” para e-mails disparados. Assim utilizará como informações para mudanças nos e-mails.
Concluímos que através dos resultados de testes A/B, podemos encontrar quais as melhores decisões a tomar em peças de e-mail marketing, e que nem tudo o que funciona pro seu concorrente vai funcionar pra você.
Apostar as suas fichas em um assunto ou layout puramente baseado no instinto do redator ou designer é perigoso e pode dar muito prejuízo.