E-mail Marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação e conversão. Ele se integra bem com outros esforços de marketing on-line para atrair e reter clientes, e quando usada de maneira eficiente pode alcançar resultados incríveis.
Mas quando se inicia um trabalho de email marketing muitas dúvidas podem nos surgir a cabeça, qual é o melhor dia para enviar o e-mail marketing? Dias de semana? Fins de semana? A que horas? De manhã cedo, ou no final da tarde? Que tipo de assunto funciona melhor? Qual a linguagem visual devo utilizar? Entre outras.
A única maneira de saber com certeza é a experiência com suas campanhas. A forma mais comum de experiência é para executar um teste de divisão A / B.
O teste deve ser um processo contínuo e qualquer decisão a partir de um resultado de teste deve ser reconsiderada regularmente. Por exemplo, depois de ter determinado o melhor dia da semana, você pode começar a testar outros fatores. No entanto, é uma boa prática para testar o dia da semana de novo ou no final do ano ou um ano após os testes iniciais testes.
Para realizar um teste A/B de sucesso é necessário definir alguns passos.
1. Defina o que será testado. Existem inúmeras variáveis dentro de uma campanha de e-mail que, com uma mudança aparentemente pequena, pode fazer um grande impacto em seus resultados. A seguir algumas ideias de variáveis de campanha de e-mail que você pode querer testar:
- Assunto
- Call to action (localização, tamanho, cor)
- Layouts
- Imagens
- Ofertas e incentivos
- Fontes (tipo, cores e tamanhos)
- Melhores horários e dias da semana
2. Definir o que definirá o vencedor:
- Taxas de abertura
- As taxas de cliques
- Taxas de conversão
3. Certifique-se de testar apenas uma variável de cada vez. Para obter resultados precisos, certifique-se que você está testando apenas uma variável de cada vez. Em outras palavras, se você está testando linhas de assunto e enviar uma versão para o grupo A na manhã e outra versão para o grupo B na parte da tarde, você não vai saber se é a hora do dia ou da linha de assunto que teve o maior efeito sobre as taxas de abertura.
4. Aleatoriamente dividir sua lista em dois segmentos iguais.
5. Tenha certeza que seu tamanho da amostra é grande o suficiente para tomar uma decisão estatisticamente válida. Qual deve ser o tamanho das suas amostras? Tudo depende de quão grande a sua lista de e-mail é. Se você tem uma lista muito grande, você pode ser capaz de usar apenas 10% de sua lista para o teste. Mas se você tem uma pequena lista, você pode ter que usar toda a lista para obter resultados estatisticamente válidos em um teste de divisão A / B.
Faça quantos testes forem necessários, e garanta que está entregando seus emails da melhor forma possível para adquirir resultados cada vez melhores.