Sempre que estamos definindo nossas identidades visuais e chegamos no estudo tipográfico, a primeira questão que aparece é essa: Como fazer nesse e-commerce? Com serifa ou sem-serifa?
Todos os fatores que ajudam o olho humano a perceber uma palavra como um bloco ótico, melhoram a legibilidade. De maneira geral, as serifas facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor; as palavras aparecem mais “unidas”.
Com frequência afirma-se que os caracteres com remate – serifados ou egípcios – são mais legíveis dos que os não-serifados. Uma das razões que confere melhor legibilidade às serifas é o seu percurso histórico – fomos habituados a elas.
Outra razão, esta mais técnica e menos discutida, tem a ver com a nossa percepção: as serifas ajudam a agrupar as letras de uma palavra, serifas fazem com que as letras desenvolvam uma espécie de “coagulação óptica”. Através de diversas análises, é possível saber que um leitor experiente não lê um texto letra por letra, e sim, palavra por palavra, e muitas vezes, até várias palavras de uma só vez.

Todos os fatores que ajudem o olho humano a perceber uma palavra como um bloco óptico, melhoram a legibilidade. Se, pelo contrário, o leitor começa a ler as letras individualmente, uma por uma, este perde grande tempo com a leitura. A premissa “as serifadas leêm-se melhor” está confirmada por muitos estudos; contudo, há vozes discordantes. [Ole Lund. Why serifs are (still) important. 1997]. Mas também é certo que: serifas a mais, produzem um efeito contraproducente. Tinker observou com pertinência que os remates largos e grossos, tão típicos das escrituras egípcias, e podem diminuir a legibilidade. As formas quadradas produzem ainda uma maior dificuldade de leitura.
Uma crítica que se vem repetindo há longa data às tipografias de estilo “clássico moderno” – as não-serifadas, como a Futura, a Helvetica, a Univers, a Folio, etc. – é que os seus caracteres mostram um desenho “despersonalizado”, demasiado uniforme, “sem sal e pimenta”. Da Helvetica falou-se com razão como sendo a tipo “sem características”, sem personalidade e sem profil próprio. Já da Akzidenz Grotesk, “mãe” de todas as não-serifadas, sabemos que não tem autor. Esta Grotesk, extremamente popular entre os adeptos da Bauhaus e da nova tipografia, teria sido um resultado coletivo – ou trabalho de autor tipográfico anônimo.
Efeito pérola
Uma das contra-indicações mais importantes, a razão principal pela qual, de modo geral, não se devem usar letras sem patilhas em texto corrido, é o “efeito pérola”. Este efeito é especialmente manifesto em tipos com formas pronunciadamente redondas, como a Futura ou a Gill Sans.
Ascendentes, descendentes e altura-x
Vários especialistas sugerem que a altura-x (x-height) é o fator mais importante a afetar a legibilidade dos caracteres, principalmente em tamanhos pequenos. Os tamanhos dos ascendentes e descendentes das letras são críticos para reconhecê-las e para fixar a imagem da palavra. É banal: com eles podemos distinguir um h de um n, um o de um d, etc.
Além do disso, uma pequena altura-x incrementa o espaço branco entre as linhas e enfatiza a imagem da linha de texto – desde que o paginador tenha tido o bom senso de usar uma entrelinha acima do valor default comum (120% do tamanho de letra). Mas atenção! – uma altura-x demasiado grande atrasa a velocidade de leitura, devido à imagem débil que apresentam as palavras [Betty Binns. Better type. 1989].
As diferentes investigações levadas a cabo conduzem à conclusão que os tipos com uma altura-x grande (mas moderada) são em geral mais legíveis em corpos pequenos.
Parece que o incremento da altura-x aumenta a legibilidade – como se fosse um tipo de tamanho maior; assim sucede que tipos diferentes, como a Times e a Perpetua, podem chegar a ter similar legibilidade – se se igualarem as suas alturas- x. [H. Spencer, L. Reynolds, B. Coe. The effects of image degradation and background noise on the legibility of text and numerals in four different typefaces. London, 1977.
Informação valiosa que devia ser apropriada por todos aqueles que se interessam pelo design gráfico. Pouco a pouco vou me interessando por esta área. Estou cursando Design e Multimedia na Universidade Pedagógica de Moçambique.