O processo de transformação digital é feito geralmente sempre focado em tecnologia deixando o pilar de pessoas de lado, as empresas esquecem de se certificarem que seus funcionários possuam as habilidades e conhecimento necessário para tocar os projetos.
De qualquer forma, quando lidamos com CRO (Conversion Rate Optimization – em português Otimização das Taxas de Conversão), esse hábito se inverte e as empresas se mostram preocupadas muito mais com a mão-de-obra e a importância de contratar um pessoal que possui relação direta com o aumento das taxas de conversão.
A Econsultancy lançou um report que mostra que após um ano da relativa estabilidade do conceito de CRO, as empresas estão agora mais dispostas a contratarem mais de uma pessoa para lidar com o aumento da conversão.
Houve um aumento de 14% na proporção de empresas que já possuem mais de uma pessoa responsável por CRO contratadas, subindo de 37% em 2013 para 42% em 2014.
Existe alguém responsável por CRO na- sua empresa?

A proporção de empresas que possuem ao menos um funcionário responsável pelas taxas de conversão é a maior desde o início da pesquisa em 2011, com 72% dos respondentes de 2014. Por outro lado a quantidade de empresas que não possuem nenhum responsável por CRO foi a menor da história com 27%.
Controle sobre a conversão
Uma coisa é certa: ter pessoal responsável por CRO não necessariamente significa que as empresas possuem absoluto controle sobre suas taxas.
Mais de um terço dos pesquisados (38%) afirmaram que sua empresa tiveram muito pouco ou nenhum controle sobre suas conversões, contudo se comparada com o ano anterior a situação se destaca com uma redução de 17%, com 46% em 2013.
Por outro lado, as empresas que possuem razoável controle sobre as taxas de conversão chegou a casa dos 48% em 2014, um aumento de 17% se comparado aos 41% de 2013. Por último tivemos uma taxa de 14% de empresas que se sentem confortável para dizer que possuem muito controle sobre suas conversões, a maior dos últimos 6 anos.
Quanto controle sobre as taxas de conversão sua empresa possui?

Quando cruzado com perguntas sobre vendas e aumento de receita, os dados mostram que incríveis 80% das empresas que possuem razoável/bastante controle sobre as taxas de conversão tiveram um aumento significativo nas vendas. Em contra partida, esse número chegou somente a 35% nas empresas que julgavam ter nenhum ou pouco controle de suas conversões.
Obviamente isso não deveria ser surpresa para ninguém, mas somente valoriza ainda mais a ideia de possuir um ou mais profissionais dedicados somente a CRO dentro de seu e-commerce.