Com relação a disparos de e-mail Marketing, qualidade é muito mais importante do que quantidade. Efetuar inúmeros disparos de e-mails mkt, não significa bons números abertura, cliques e posteriormente conversão. Para melhoria nas taxas citadas, você deve estar em constante analise e criação de estratégias para tal. Algumas delas são:
Selecionar os contatos ativos:
Enxugue sua lista de contatos selecionando apenas os contatos ativos em um período de tempo (recomendado o máximo de 180 dias). Mirando nos usuários ativos e engajados, e ajustando a frequência de disparos, os números de abertura irão alavancar. Para o restante de sua base de contatos, os inativos, você deve utilizar campanhas específicas, muito atrativas e com menor frequência.
Automatizar e-mails de relacionamento:
Automatize campanhas de relacionamento, como “bem vindo” e “aniversariantes” por exemplo. Utilizando uma campanha estratégica com um beneficio diferenciado você estimula os contatos a se tornarem ativos e posteriormente receberem demais campanhas e tornarem-se compradores.
Evite o spans e má reputação de Ip´s:
Evite enviar e-mails para novos contatos que não interagem a mais de um mês, podem não ser próximos alvos e sim Spam traps (bloqueadores de reputação). Contatos inativos a mais de 180 dias, que não interagiram a campanhas estratégicas e com maior beneficio, também não devemos enviar e-mails frequentes, podem inserir seu domínio em Blaklist e prejudicar a entregabilidade para todos os demais contatos.
Conclui-se que para o sucesso de campanhas de e-mail marketing, não é necessário uma elevada quantidade de disparos, e sim a qualidade dos mesmos. Não deixando de lado a conferência e analise de todos os resultados periodicamente.
[…] By Amandio Pires […]