Para que a sua loja virtual seja inaugurada conforme o prazo estipulado é fundamental planejar o gerenciamento dos riscos deste projeto.
Analisando os projetos de lojas virtuais de maneira macro é possível apresentar o gerenciamento dos riscos mais recorrentes e que podem impactar diretamente no Go Live da sua loja.
Abaixo seguem os riscos recorrentes:
- Integração de ERP com a plataforma:
Nesta etapa é fundamental acompanhar um cronograma de tarefas com data final de todas as integrações do ERP com a plataforma. A falha na integração impacta diretamente no cadastro de produtos, emissão de notas fiscais, pedidos, fluxo de pagamento e estoque. Acredite, a falha em uma das integrações pode resultar em um grande pesadelo e descontrole total!
- Recurso Operacional:
Muitas empresas iniciantes imaginam que o planejamento, execução e gestão de uma loja online são tarefas fáceis e rápidas. Quem imagina o projeto desta forma está muito enganado e corre o grande risco de enfiar os pés pelas mãos.
Em projetos em que apenas uma pessoa está responsável pelas gestão, estratégia e operação consegue finalizá-lo, porém o fator tempo e qualidade serão diretamente afetados. Dificilmente uma pessoa possui perfil para estes três fatores. O cenário ideal é identificar os recursos necessários e qualificados para cada etapa do projeto.
- Meios de Pagamento e anti fraude
Todos os fornecedores deverão ser selecionados e acionados no início do projeto, pois no tempo planejado para a execução do projeto deverão ser finalizadas as etapas de homologação de todos os processos.
- Processo Operacional
Antes do Go Live da loja é muito importante desenvolver o processo contendo todos os fluxos da sua operação, à partir da compra até a entrega do produto. Após finalizá-lo providencie testes de compras, seguindo todo o fluxo mapeado com o objetivo de identificar possíveis falhas e melhorias.
- Logística
Para o processo de aquisição do fornecedor logístico ideal é fundamental que a análise e contratação sejam efetuadas no início do projeto. Durante a execução do projeto será necessário traçar toda a estratégia de negócio e testes necessários.
É válido lembrar que além de identificar os riscos é fundamental fazer também as análises qualitativas e quantitativas dos riscos, gerenciando-os!
Até a próxima!
Abraços
[…] By Melina Santini […]
[…] Fonte: Nextecommerce […]