em jan 23, 2014:por
O varejo online não é fácil, mas uma boa análise pode ajudar a identificar quedas em vendas em seu e-commerce.
Abaixo cito alguns dos fatores mais importantes, que sem dúvida podem impactar diretamente em seu faturamento.
Pessoas em geral são muito sensíveis a preço, principalmente online, onde podem comparar entre diversas lojas diferentes de forma simultânea.
De acordo com a Nomis Solutions, os consumidores são 7.4 vezes mais sensíveis aos preços nas lojas online, do que em lojas físicas. Ou seja, é essencial que os preços de seus produtos sejam competitivos, ou que você possa oferecer algo que os outros não.
Consumidores compram online por diversos motivos, e um dos maiores é por terem a impressão de mais variedade e disponibilidade. E-consumidores buscam facilidade e melhor experiência do que podem ter em lojas físicas. Assim, seu site deve refletir isso!
Segundo pesquisa publicada pelo “Morgan Stanley Research”, a maior variedade de produtos é o 5º maior motivo (22% da amostra) para os consumidores decidirem por comprar online.
Uma boa sugestão aqui é mostrar que sua loja possui grande variedade e disponibilidade, utilizando, por exemplo, ferramentas de recomendação, listas dedicadas para produtos novos, sazonais e itens relacionados, mostrando que você entende o que o usuário quer, e tem opções.
Não deixe produtos sem estoque que serão descontinuados no site! Mantenha apenas aqueles que existem em estoque, ou que serão repostos, oferecendo neste caso o famoso “Avise-me quando chegar”.
Grande parte das lojas de varejo online não possuem tabelas de tamanho confiáveis. Este item vale especialmente para artigos de moda, como por exemplo sapatos, que podem variar bastante o tamanho, de acordo com o modelo e marca.
A devolução no mundo virtual é sempre frustrante para o comprador, e custoso para o vendedor.
Um simples manual/tabela de tamanho, que seja fiel a sua grade, pode reduzir drasticamente a quantidade de reclamações, trocas e devoluções de seus produtos.
Funcionalidades são feitas para funcionar! Basicamente, se você oferece algo em seu site, tenha certeza que funciona! Este item parece meio óbvio, mas pergunte a si mesmo, quantas vezes entrou em um site, tentou fazer alguma coisa básica e simplesmente deu erro.
Um exemplo de boa prática para quando isso acontece, é pelo menos ser transparente e assumir o erro, colocando mensagens simpáticas, deixando claro o que aconteceu e possíveis soluções.
A cada dia que passa, os internautas esperam respostas mais rápidas dos computadores e sites na internet. Ou seja, esta também deve ser uma grande preocupação. Fique atento e concerte qualquer problema que seu site venha a apresentar em relação a desempenho/performance! Existem milhares de motivos para lentidões, mas pensando do lado do e-commerce, geralmente se trata de um servidor ineficiente, problemas na codificação do site, ou até mesmo o excesso de acessos. Uma boa solução para volume muito alto de acesso, é o uso de serviços de CDN (Content Delivery Network).
Nada pode irritar mais um consumidor do que uma busca que não funcione com a mesma eficiência do Google.
Claro que esta não é uma tarefa tão fácil, mas existem várias formas de mitigar isso. Seguem alguns exemplos:
– Utilizar ferramentas especializadas em busca inteligente dentro do seu próprio site.
– Melhorar o sistema de “tagueamento” de seus produtos, proporcionando facilidade para encontra-los.
Se o seu site não for fácil de navegar/“User friendly” os usuários vão sair e você vai perder um potencial cliente.
Tenha certeza de que os itens mais populares e as promoções estão bem destacados e todas as suas páginas são fáceis de achar e navegar.
Os descontos e promoções muitas vezes não estão devidamente expostos e o uso não está bem claro.
Se oferecer, por exemplo, cupom de desconto, não o faça “impossível” de usar, pois desta forma os e-consumidores deixarão sua loja.
Muitos varejistas estão utilizando a prática de tempo limite para os descontos e promoções, o que faz com que os usuários fiquem menos sensíveis aos preços, trazendo outro apelo. Em grande parte dos casos, esta estratégia tem se mostrado bem eficiente.
O seu site deve ser bonito (para o gosto do seu público)! Estudos de “Eye-tracking” mostram que os usuários podem primeiro examinar de forma superficial, e somente depois ler de fato o que está na página. Isso significa que imagens são muito importantes, pois é o primeiro impacto. Geralmente usuários querem ver várias imagens do produto antes de comprar. Muitas vezes, imagens ambientadas e/ou em modelos podem ser bem mais atrativas. Dependendo do produto, vídeos também podem ser bem interessantes!
Estas são apenas algumas das razões para a redução ou aumento das vendas online! Fique atento e ofereça para seu cliente o que ele precisa ou quer na hora certa!
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