Teste online é uma ferramenta de pesquisa qualitativa onde consumidores reais, em seus próprios computadores, tablets ou celulares, realizam, da sua própria casa, tarefas para identificar melhorias, dificuldades e erros em sua loja virtual.
É possível identificar diversas questões ao longo do processo de navegação que influenciam diretamente nas taxas de conversão, abandono de carrinhos e experiência e compra.
Toda a navegação é gravada, com áudio, e com isso conseguimos VER todos os movimentos do mouse na tela do consumidor, e também OUVIR o que ele está pensando, pois ele narra todos seus passos como se estivesse pensando alto.
Pesquisa com o consumidor final é sempre uma excelente ferramenta de marketing e performance, mas na maioria das vezes é caro e demorado.
O teste online é uma maneira barata, eficiente e ágil de realizar testes com consumidores reais.
Diferente dos testes em laboratório, os testes online não possuem moderadores, é muito mais barato, mais rápido e resulta em dados e resultados confiáveis e práticos.
Veja abaixo um exemplo onde o cliente não entende quais são os produtos que estão esgotados, gerando diversos cliques, e uma má experiência de compra:

Muitas vezes nós desenvolvemos sites da maneira que acreditamos ser a melhor, mas o cliente nem sempre pensa como nós, e o que pode parecer bastante intuitivo, não é para eles.
O teste online é uma ferramenta que deveria fazer parte do dia a dia das lojas, pois precisamos estar em constante contato com nosso cliente, entendendo seus desejos e necessidades, e afastando “achismos” e feelings.