Lançado em 2011, o aplicativo tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores, facilitando todas as operações de crédito e debito (virtuais ou não). O Google Wallet é um aplicativo de celular capaz de atender a essa estranha necessidade e a muitas outras (menos excêntricas).
Deixando de lado as vantagens e desvantagens do serviço como melhoria de experiência para compras presenciais e voltando nossa atenção apenas para o cenário do e-commerce, proponho o seguinte exercício: Imagine que você navegue por sites diferentes e faça, pelo menos, uma compra em cada um deles. Imagine que em cada um deles você deverá, necessariamente por uma questão de segurança, fazer um cadastro e fornecer dados pessoais e bancários. Não que essa seja uma tarefa árdua, mas convenhamos que ela não é a melhor hora do seu dia. Agora imagine não ter que preencher nenhum formulário, sem ter que receber confirmação de cadastro, validação de conta etc. Uma vez feita a assinatura do serviço, você pode simplesmente atribuir ao Google a função de garantir essas informações ao vendedor e acionar sua operadora de cartão de crédito para a realização do pagamento. Para tanto, é preciso que a loja tenha instalado o componente adequado para realizar a negociação mediada pelo Google Wallet.
A receptividade do mercado.
A introdução da App no mercado passou por alguns problemas e até hoje ainda não é um fato consumado. Para o e-commerce o maior problema diz respeito à segurança dos dados do usuário, porem, segundo o próprio Google o aplicativo é mais seguro do que dinheiro ou cartão de crédito.
Atualmente, segundo o Google, o aplicativo está disponível para mais de 100 países , incluindo o Brasil.

A Grande parte da não aceitação do produto até então, se deu pela inoperância de aplicar a tecnologia NFC aos aparelhos celulares para transmitir os dados da transação. Possivelmente, quando essa questão for solucionada de forma a satisfazer a expectativa dos usuários, o reflexo no e-commerce será mais evidente.
Mutualismo.
O aplicativo é grátis, não há taxas nem tarifas para a utilização, porém, oferecendo essa facilidade, o Google está mais uma vez melhorando uma operação de seus clientes e ganhando com isso um bem incomensurável: informação.
Hoje em dia, o Google consegue traçar o perfil de consumo de cada usuário de forma milimétrica e essa precisão tende a aumentar cada vez mais, na medida em que somos seduzidos pelos incontáveis benéficos dos serviços Google. Do ponto de vista de gestão de tecnologia de informação, a ideia de um grande computador capaz de administrar todos os dados para nos oferecer cada vez mais facilidade é um grande avanço, contudo há de se considerar a perda da privacidade que vivenciamos já que somos continuamente mais monitorados (de forma consentida).
Mudança de hábito de consumo
Independente do insucesso do produto até então, o que salta aos olhos mais atentos é transformação dos hábitos de consumo. Cada vez mais os dispositivos móveis estão se tornando uma ferramenta de conversão. As empresas que visam potencializar suas transações no e-commerce precisam ficar atentas a essa tendência ao móbile e-commerce. São questões como essa que evidenciam a importância do design responsivo e das demais adequações a essa nova realidade.
saibas como usar esta aplicação em: https://developers.google.com/commerce/wallet/instant-buy/demo?hl=pt-BR
tenho um nexus 5 – tentei baixar o aplicativo ,
e o site me diz que é incompatível com meu aparelho , “creio que não” .
fiz uma pesquisa rápida e essa tecnologia ainda não esta liberada para nós brasileiros , detalhe que ja´esta em funcionamento desde 2011. grande evolução.
Comigo também não consigo baixar, tenho um galaxy s5 … acho que para o brasil ainda vai demorar…