A internet das coisas representa o maior crescmento da história da internet, as conexões se dirigem em direção à aparelhos computadorizados, e se juntam à bilhões de coisas do dia a dia, desde termostatos até lâmpadas.
Por internet das coisas, ou mercado IoT (Internet of Things) adotamos valores massivos, pois temos uma difusa camada de sensores, aparelhos, e força de computação que se sobrepõe aos consumidores e indústrias estatais. O mercado IoT contabiliza um aumento gigante de conexões: hoje temos 1.9 bilhões de dispositivos conectados. Em 2018 esse número superará a marca de 9 bilhões, esse ano especificamente a quantidade de dispositivos conectados estará próximo a soma do número de todos os smartphones, tablets, computadores e smart tvs juntos.
No espaço do consumidor, muitos produtos e serviços já cruzaram para o lado da internet das coias, inclusive itens de cozinha, lâmpadas, aquecedores, etc.
Mas o que isso pode mudar nos seus negócios? Segue uma lista com 5 negócios para se pensar:
1. Publicidade, propaganda e marketing interconectados:
Essa será uma das três maiores categorias de negócio, juntamento com as fábricas e call-centers inteligentes.
2. Sistemas de gerenciamento de trânsito inteligentes:
Uma pesquisa feita pela Machina, prevê uma receita de 130 bilhões de dólares até 2020 para dispositivos inteligente de pedágio e cobrança de multas.
3. Sistemas de gerenciamento de lixo:
Em Cincinnati, o volume de desperdício residencial caiu 17% e a quantidade de reciclagem cresceu 49% graças a um programa que utiliza uma tecnologia que monitora aqueles que excedem limites do descarte de lixo.
4. Circuitos elétricos inteligentes que se auto-ajustam para economia de energia:
Prevê-se que isso representará uma economia que gire em torno dos 400bilhões de dólares até 2025.
5. Sistemas inteligentes de armazenagem e métricas de água:
Doha, São Paulo e Beijing já reduziram os vazamentos em 50% somente colocando sensores nas bombas e infraestrutura de água.
Fonte: Business Insider
[…] By Victor Ferrante […]