No dia 21 de abril começa a valer os novos critérios de busca do Google. Para se ter uma ideia da importância dessa mudança esse dia está sendo chamado de “Mobilegeddon” em uma analogia ao filme Armageddon, no qual asteroides colocam a existência de vida na Terra em risco.
Essa analogia com o filme não é por acaso, o que o Google fará nesse dia é uma mudança significativa na forma de classificar os resultados de seu mecanismo de busca. A principal mudança será a priorização de sites responsivos, ou seja, aqueles que o conteúdo se adapta conforme o dispositivo.
Definitivamente o que o Google está fazendo é melhorar a experiência do usuário facilitando a navegação via dispositivos moveis, com isso eles estão ajudando os usuários a descobrir com antecedência quais sites oferecem uma boa experiência de navegação nesses dispositivos.
Essa mudança fará com que muitos sites que não estavam preparados para dispositivos móveis tenham que se adaptar, se é que já não fizeram, e isso inclui muitas lojas online. Essa mudança pode assustar quem não se preparou mas por outro lado beneficia quem pensa na melhor experiência para seu usuário.
Para ajudar os empreendedores digitais a fazer a migração para o mobile, o Google lançou um Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, que permite verificar se um website é considerado pelos algoritmos como sendo compatível com dispositivos móveis, e se receberá o rótulo “para mobile”.
Se você ainda não adaptou o seu site para essa nova realidade não se desespere que ainda dá tempo. No mesmo site que faz o teste de compatibilidade existem algumas dicas de como deixar seu site adequado a dispositivos móveis. Boa sorte e pense como o Google, priorize sempre a experiência de seus usuários.