Você já ouviu falar em Flat Design?
Essa tendência de UI está a cada dia adquirindo cada vez mais adeptos e muitos se perguntam se esse será o futuro do design de interface. Inicialmente adotada pelo Microsofts’s Metro UI, hoje aplicativos, sites de pesquisas, portfólios e interfaces de e-commerce já encontram nessa estética seu caminho para atingir o público de uma forma mais intuitiva e direta.
Por definição Flat Design é uma estética visual minimalista que se foca na usabilidade. Se opõe a todas as técnicas de design que buscam retratar a realidade na tela; sombras, gradientes, relevos, texturas realistas são deixados para trás. E valoriza a simplicidade, a clareza do layout, a estética clássica e a expressão “menos é mais”.

Porque esse conceito é funcional?
Os princípios que regem o Flat design são a hierarquia das informações e dos elementos, o que facilita a compreensão a interação dos usuários. A interface é planejada buscando a funcionalidade, ao invés de ser apenas um site bonito, por isso, sites que utilizam essa estética recebem um feedback positivo por serem user-freindly. Por exemplo, atualmente 20% do tráfego da web vem de dispositivos móveis, segundo dados da Brightcove; e em telas de smartphones e tablets é necessário que seja fácil, prático e intuitivo o processo de compra, e quanto melhor a experiência do consumidor, maior será a possibilidade de efetuar uma compra.


E como utilizar o Flat Design no ecommerce?
Ícones
Imagens simples transmitem mensagens mais rapidamente e efetivamente do que ilustrações detalhadas. Ícones e botões com cores sólidas chamam mais atenção e passam seu significado mais facilmente, sendo desnecessário maiores explicações. Utilize elementos com formas simples, como retângulos e círculos, e negrito para os botões.

Cores
O Flat Design utiliza muito cores pasteis e retrôs como tons de salmão, verde, azul e roxo; as cores primárias e secundárias também são populares. É importante saber escolher uma paleta de cores que não deixe o layout sem graça e que gerem contraste, destacando elementos de ação, como botões de compra.

Tipografia
Nessa estética a tipografia é muito importante; elas devem ser ousadas para se destacarem, mas ao mesmo tempo simples, clean e eficientes, harmonizando com o resto do layout. Uma tipografia sem serifa é uma boa escolha, mas também tipografias serifadas podem ser uma opção se bem utilizadas.

Imagens
No ecommerce, imagens de alta qualidade são um grande diferencial e de extrema importância; atraindo a atenção do usuário e ajudando a aumentar a conversão. A simplicidade estética do flat design permite que as imagens e botões de ação ganhem grande destaque, não desviando a atenção do consumidor.

Embora a premissa seja “menos é mais”, é necessário que se saiba utilizar todos esses elementos de forma correta, portanto a ajuda de profissionais é altamente recomendada, pois é essencial que o layout atraia o consumidor e crie uma ótima experiência de compra. Também, é de extrema importância que se conheça o seu público-alvo, para que o site atenda a suas necessidades.
Muito bom esse seu texto, Bianca. Parabéns!