Antes da elaboração de qualquer tipo de ação dentro do ambiente organizacional, seja alguma campanha de Marketing ,projeto ou na área financeira, devemos sempre levar em conta a estratégia a ser adotada. Para isso, primeiramente precisamos entender o principio básico deste conceito. O que é estratégia? É a sua teoria, ideia de como obter vantagem na competição perante seus concorrentes, captando o máximo de informações relevantes disponíveis, minimizando as chances de insucesso de sua tomada de decisão.
A Empresa precisa sempre gerar mais importância econômica diante seus concorrentes e agregar cada vez mais valor a seus clientes, através de suas vantagens competitivas. Como fazer isso? O Objetivo central é traçar um objetivo claro das medidas em que deseja implantar.
Mas para isso é necessário tanto uma análise externa, identificando oportunidades e ameaças perante o mercado, onde se possa extrair o máximo de informações possíveis para o desenvolvimento da melhor medida estratégica possível. Mas principalmente quanto uma análise interna de forças e fraquezas de sua organização e de seus recursos. Desta forma, o sucesso de sua estratégia tomada, pode se tornar uma grande vantagem competitiva diante ao mercado.
Uns dos grandes problemas são tornar essas vantagens, sustentáveis. Para isso precisamos ficar atentos a mudanças do ambiente, como também as ações dos concorrentes. Onde a taxa de obsolescência da competência não aumente, e termos sempre em mãos a disponibilidade de substitutos. Além de ser sustentável, é preciso ser substancial o bastante para fazer a diferença e ser valorizado no mercado.
A aplicação em tecnologias, como ferramentas de produção e de auxilio em análises são de extrema importância, porém é imprescindível o investimento em recursos humanos extremamente qualificados. Pois a intangibilidade de seus conhecimentos será capaz de identificar qualquer tipo de mudanças no meio, potencializando o processo de tomada de decisão. Assim, podendo tornar-se a raiz de todas suas vantagens competitivas.
[…] By Breno Berman […]