eOs profissionais de internet e também os que querem entrar para o mundo digital, mais especificamente no comércio eletrônico, precisam estar atentos às transformações do mercado e às tendências, pois as mudanças ocorrem em uma velocidade exorbitante, e os que não conseguirem acompanhar, certamente não terão êxito.
Pesquisas recentes mostram dados muito interessantes que precisamos levar em consideração!
Os brasileiros são os mais engajados da internet na América latina, ficamos em média 27 horas por mês conectados. As redes sociais ultrapassam o tempo de navegação de qualquer outra categoria, até mesmo a de serviços, que costumava ser a maior até o final de 2011.

Fonte: comScore
O Facebook continua a ser líder das redes sociais, com a maior porcentagem em tempo de navegação dos consumidores.
O mercado imobiliário e educação tiveram o mais rápido crescimento nos últimos anos, e o Varejo é o mais procurado/visitado:

Fonte: comScore
Claro que estas pesquisas sozinhas não dizem muita coisa, mas ai vale se aprofundar um pouco mais e entender dentro de cada uma das categorias, qual o comportamento destes usuários. Isso pode ser um bom início para achar o seu público e atingi-lo no momento correto.
Outro ponto interessante é o crescimento da interatividade através de vídeos, que já possui um peso muito grande na web, principalmente aqui no Brasil, sendo que o canal mais acessado disparado é o Youtube, seguido pelo Vevo e Facebook. Poucas empresas dão atenção para este canal, que pode ser um ótimo meio de comunicação com seus clientes e para disseminação de ideias.

Fonte: comScore
Importante ressaltar que dois dos maiores players do mercado online, são também os dois maiores anunciantes da internet brasileira (Netshoes e Dafiti), ou seja, para obter uma boa presença de marca no mundo digital, é necessário investir em comunicação (Branding), e não somente em “ROI”. O exemplo mais claro é a Dafiti, que em poucos anos de existência, alcançou um nível de reconhecimento altíssimo, e como? Com um gigantesco investimento em mídia. Um paralelo interessante a considerar é que por serem “Pure Play”, a Dafiti e a Netshoes precisam investir mais em marca do que muitos de seus concorrentes, uma vez que eles já possuem presença física, e consequentemente “melhor” reputação.

Fonte: comScore

Fonte: comScore
Quando falamos de sites de comparação de preços, o Buscapé se destaca, porem também existem outros com grande importância, como o Uol Shopping, Zoom, entre outros, que também temos que dar atenção pois podem trazer grandes resultados.

Fonte: comScore
Uma tendência do mercado digital que vem se tornando muito expressiva nos últimos anos, é a venda online através de aparelhos moveis, que cresce percentualmente mais do que a penetração dos celulares. Dados interessantes sobre esta questão já publicamos anteriormente:
http://enext.com.br/blog/estatisticas-do-mobile-commerce-no-brasil/
Veja também abaixo o crescimento da navegação (Pageviews) em dispositivos móveis, comparado com os Estados Unidos:

Fonte: comScore
Dá uma boa idéia nestes quadros comparativos do cenários dos mercados, Muito bom post.