Formado em Administração de Empresa pela FAAP e com Pós Graduação em finanças pela Insper – SP. Professor de e-commerce na Internet Innovation. Sócio da enextgroup, responsável pela Uber Digital. Tem histórico de clientes como: Arezzo/Schutz, Telhanorte, RaiaDrogasil, Gallerist, LelisBanc, Enjoei, Mash, Meu Amigo Pet, entre diversos outros.
552
Um método que vem sendo utilizado cada vez mais ao redor do mundo para planejar Start-ups é o Business Model Canvas.
O objetivo desse artigo é o de aplicar essa metodologia de planejamento para negócios de e-commerce.
Antes de ler o artigo, sugiro que veja o vídeo abaixo, para entender o que é esse novo conceito e como ele funciona:
Agora, vamos aplicá-lo para uma start-up de e-commerce de moda!
1) Customer Segments: A primeira definição que deve ser feita é o público alvo. No nosso caso, vamos focar no público feminino, apaixonado por moda, de todo o Brasil, Classe A.
2) Value Proposition: A proposta de valor é o que vai direcionar o negócio do ponto de vista de diferencial da nossa empresa. No nosso e-commerce, iremos agregar valor trabalhando os seguintes pontos:
– Desenvolver o melhor e-commerce de moda do Brasil
– Maior mix de produtos
– Melhor experiência de compra
– Melhor atendimento
– Entrega Expressa em SP
3) Channels: São os canais de venda, pontos de contato entre o cliente e a nossa proposta de valor. Nosso e-commerce terá os seguintes canais:
– Site (Digital)
– Televendas
– Chat Online
4) Customer Relationships: Aqui é como vamos nos relacionar e fidelizar o cliente:
– Tratar o cliente como amigo,
– Fidelizar através de campanhas,
– Conhecer o gosto de cada cliente.
5) Key Activities: As principais atividades no sentido de desenvolver esse negócio são:
– Definir a compra de mercadorias
– Criar uma marca que comunique-se com o cliente
– Alugar um armazém para estoque
– Fazer plano para investimento em mídia
– Cadastrar produtos e tirar as fotos
– Contratar a equipe.
– Vender!!!
6) Key Partners: Existem vários parceiros que devem ser contatados para o negócio dar certo. Alguns deles:
– Plataforma (tecnologia do site)
– Transportadoras
– Motoboys (Entrega Expressa em SP)
– Agências
– Bloggeiras
– Fotógrafo
– Assessoria de Imprensa
– SP Fashion Week
– Marcas (Fornecedoras)
7) Key Resources: Os recursos principais para o funcionamento do negócio são:
– Pessoas
– Tecnologia
– Produtos
– Armazém
8) Cost Structure: As duas últimas áreas são os conceitos financeiros do negócios, começando pela estrutura de custos, teremos as seguintes depesas:
– TI: Plataforma, ERP e Anti-fraude
– Produtos (CMV e Estoque)
– Frete
– Aluguel e demais custos fixos
– Pessoas
– Marketing
– Cartão de Crédito
– Embalagem
9) Revenue Streams: enfim as esperadas receitas! As linhas de receita planejadas para a operação são:
– Vender produtos,
– Receita com frete
– Vender publicidade (usar o volume de acessos do site para vender espaços com banners para fornecedores.
Agora, com todos esses itens listados, é possível montar o Business Model Canvas, conforme modelo abaixo:
O modelo realmente ajuda bastante a consolidar e organizar as ideias.
Os próximos passos são: encontrar os fornecedores, começar os orçamentos e projeções e partir para a construção do negócio!!!