A eficiência de landing pages no e-commerce é um assunto sempre muito discutido e abordado quando pensamos em experiência do usuário, taxas de conversão e bounce.
Mas o que realmente torna uma landing page eficiente?
Primeiro, precisamos pensar que as landing pages são criadas com um único propósito: converter visitantes em consumidores. Para isso, há alguns parâmetros básicos que definem se uma landing page é eficiente ou não:
1. Relevância: o que o visitante espera ao visitar a landing page é o que ele realmente vê?
2. Motivação: O quanto o visitante é motivado para que a meta seja concluída. A motivação é influenciada por diversos fatores:
a. Objetivo: o visitante está realmente procurando pelo que a landing page oferece?
b. Detalhes: a oferta é suficientemente detalhada?
c. Oferta: a oferta disposta na landing page é lucrativa ao visitante?
3. Call to Action: o que o visitante deve fazer na página? O call to action é perceptível?
4. Distrações: Quantas distrações existem na página e podem fazer com que o visitante deixe a página sem concluir a meta final?
5. Hesitação: há algo que cause hesitação no visitante, impedindo- de concluir a meta?
Pensando em todos esses indicativos, a VWO criou a ferramenta Landing Page Analyzer, que nos ajuda a focar nos aspectos que podem ser melhorados nas landing pages. Em poucas palavras, a ferramenta calcula a efetividade da landing page dessa forma:

Ao inserir a URL da página ou site, a ferramenta irá exibir 21 perguntas que devem ser respondidas com sim ou não. Essas perguntas são baseadas nas melhores práticas na otimização de landing pages e, ao final, você receberá recomendações detalhadas do que pode ser melhorado na página:


A ferramenta também é uma ótima forma de obter insights que podem ser aplicados em outras situações.