Atualmente, um dos pontos mais discutidos no mundo do comércio eletrônico é como diminuir a taxa de abandono do carrinho. No entanto, abandono de compras na fase de finalização é um fator natural do e-commerce que precisaremos trabalhar nos mínimos detalhes para tentar reduzir aos poucos esse fator.
Analisando o mercado brasileiro de uns anos para cá, é nítido que as plataformas de e-commerce estão determinadas em evitar/diminuir problemas na última fase da compra, afinal é interessante para todos os envolvidos (Plataforma, Gateway de pagamento, transportadora, análise de risco…) que o cliente finalize a compra. Com isso, a entrada do One Step Checkout (“compra com um clique”) no Brasil está chegando com força.
Confira abaixo, alguns pontos interessantes desse modelo:
1) Não me faça pensar
Analisando a navegação dos usuários no carrinho, vimos que existem diversos campos que não são importantes para conversão, que acabam dificultando ou retardando a decisão de compra, exemplo: Qual seu apelido? Confirme seu e-mail. Digite 3 tipos de telefone…
Nesse fase devemos facilitar a vida do consumidor, deixando apenas campos necessários para conversão da venda.
2) Burocracia
Seguindo o mesmo pensamento do ponto 1, precisamos deixar o fluxo rápido e dinâmico. Com o One Step Checkout você consegue deixar o fluxo obrigatório, minimizando a possibilidade de erros no preenchimento.
Na imagem abaixo, conseguimos ver um exemplo de fluxo obrigatório, onde o usuário só avança para o próximo passo após o preenchimento das informações pessoais.

3) Chega de re-trabalho
No caso de venda recorrente, o cliente já fez uma compra e você já tem os dados necessários para conversão, ou seja, não é necessário o preenchimento novamente, apenas uma simples confirmação. Uma das coisas mais irritantes do processo de checkout é o preenchimento do dados de contato e entrega. Utilizando campos com atualizações automáticas, o site gera automaticamente todas as informações anteriores dos clientes em cada transação. Assim, o cliente não precisa digitar as informações novamente.
Aqui na Über Digital, temos 6 clientes em fase de migração para esse modelo de checkout e sem dúvidas será um grande diferencial e um divisor de águas para os próximos relatórios de ROI.
Aproveitando o assunto, segue o link do infográfico produzido pela monetate que mostra boas práticas de checkout.
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