O texto do E-mail Marketing é fundamental para transmitir a mensagem de forma eficaz. Para que a comunicação com seu cliente tenha sucesso, o ideal é falar a língua dele.
Habitualmente, na nossa caixa de entrada, nos deparamos com mensagens vendedoras, que vão direto ao ponto com frases como: “descontos incríveis”, “ofertas imperdíveis” e textos que visam a venda imediata e buscam chamar a atenção pelo preço, pelo benefício oferecido. Também vemos com uma certa frequência textos mais institucionais, que visam vender além de produtos, o nome da empresa. Temos ainda os e-mail que são criados para datas sazonais, muitas vezes com uma linguagem mais informal e que funcionam para aproximar o cliente, seja cumprimentando-o pelo aniversário, dando um desconto pela data ou apenas dando as boas-vindas.
Alguns sites fogem do E-mail Marketing tradicional e se destacam por desenvolver uma linguagem mais humanizada, que conversa com o público de forma graciosa e espontânea. É o caso dos sites Enjoei e o Meu Móvel de Madeira.
O Enjoei além de um design clean e agradável, chama atenção pela linguagem despojada e cheia de elementos de cultura pop, ditados populares, frases de músicas, trocadilhos e boas sacadas. Esse artifício acaba criando uma simpatia instantânea e conquistou um grande número de clientes engajados. O Meu Móvel de Madeira segue também uma linha parecida, entre os produtos que costumam apresentar no e-mail, encontramos poesias, versinhos rimados e trechos músicas populares.
Esses sites são ótimos exemplos de empresas que souberam desenvolver uma linguagem própria, que além de trazer tom de conversa, entretém. É perfeitamente possível rir ao ler “Vermelho, Vermelhaço, Vermelhusco, Vermelhante, Vermelhão” da Fafá de Belém num e-mail marketing da Enjoei. É inusitado, surpreende e por isso convence. Eles ganham a simpatia do cliente, ganham fãs que esperam ansiosos pela próxima criação, e claro, o interesse que conquistaram com bom conteúdo, se converte em vendas, que é o resultado buscado por todas as empresas de E-commerce.
[…] By Fernanda Navas […]