Lemos e ouvimos muito falar em testes no e-commerce, e com certeza uma das mídias com maior potencial de testes é o E-mail Marketing. Estruturar testes e tornar eles parte do dia a dia é algo fundamental e não tão complexo quanto você imagina.
Ouvi uma vez em uma palestra da Van Tran, Senior Strategic Consultant da Responsys, que “Se você não esta testando, você está adivinhando.” e é a mais pura verdade!
Desta forma, mostrarei 3 testes, que irão te ajudar a turbinar a abertura de seus e-mails. Lembre-se que a métrica a ser avaliada (KPI) é variação na taxa de abertura do e-mail.
1 – Remetente
Muitas pessoas acreditam que o remetente precisa ser fixo, e isso não é verdade. Com certeza você deve tomar muito cuidado ao alterar seu Remetente, porque ele é o primeiro ponto de interação entre o cliente e sua mensagem.
Uma boa opção de teste, é complementar o nome de sua marca, com alguma informação relevante. Mas utilize isso com moderação, como qualquer apelo promocional, se for feito com muita frequência, vira “paisagem”.

Veja o exemplo do Hoteis.com.
2 – Assunto
Com certeza é o mais testado de todos as variáveis, mas não se limite somente a trocar “aproveite” por “compra já”, existe diversas outras formas de realizar estes testes.
Veja alguns exemplos:
- Nome do Cliente: Adicione o primeiro nome ou sobrenome no assunto do e-mail.
- Localização: Muito utilizado para campanhas de Frete Grátis, “Frete Grátis para você que é de São Paulo”.
- Dados de terceiros: Muito utilizado para campanhas de aniversário e casamento, “Não esqueça o presente da Fulana”, “O casamento de Ciclano e Fulana é semana que vem” etc.
- Volume de desconto ou ofertas: Se você sabe a preferência de compra de determinado cliente informe o seu inventário. “Mais de 500 opções de camisas Polo” ou “Mais de 500 hotéis disponíveis em São Paulo”.
Estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer.

O Linkedin utiliza muito bem o remetente alterado e também campos dinâmicos no assunto.
3 – Snippet
O Snippet, aquele pequeno texto que resume o conteúdo da mensagem, muitas vezes não é utilizado. Ele deve sim ser utilizado, mas principalmente testado! Porque influencia diretamente na taxa de abertura.
As mesmas dicas de assunto servem para ele também, em resumo, utilize conteúdo dinâmico!

O ViajaNet utiliza muito bem os Snippets para melhorar a abertura.
Conclusões
Bom, agora é com você! Para fechar, seguem algumas dicas para estruturar seus testes
1. Analise seu programa de e-mail atual para encontrar oportunidades de teste.
2. Teste apenas 1 variável por vez
3. Garanta que você tem uma amostra suficiente para tomar uma decisão. Na dúvida teste novamente!
4. Escolha seus KPIs com clareza, se sua taxa de abertura é boa, tente testar outra coisa.
5. Torne o teste uma parte de seu dia a dia. Faça ele uma parte integrante do Marketing!
E não se esqueça de comentar sobre os testes que realizar ou em caso de dúvidas!
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